Chuseok 추석 O feriado coreano

/
0 Comments

O Chuseok 추석 é nada mais, nada menos que um dos três maiores e mais importante feriado da Coréia do Sul. Segundo os coreanos, essa é a melhor época do ano. Com um clima moderadamente frio e sol quente. E o mais importante, a colheita feita abundantemente. Como diz um ditado na Coréia "Nem mais, nem menos, que seja como Hangawi. Outro nome usado para se referir ao Chuseok e significa "o grande meio do outono".

O feriado é celebrado no 15º dia do oitavo mês, seguindo o calendário lunar. Tradição preservada, pois é quando aparece a lua cheia em meio ao outono. Pode durar em média 3 dias ou até mais se cair em finais de semana. Por exemplo, esse ano isso aconteceu e ocorrerá em 4 dias. Do dia 26 à 29 de setembro. Dias de agradecer aos ancestrais a fartura e as boas colheitas feitas, não é atoa que o feriado também é chamado de Thanksgiving Day em inglês, que significa "Dia de ação de graças". Mas apesar de lembrar o "ação de graças" ocidental, o feriado coreano tem suas diferenças.

Basicamente são dias de dar um stop e voltar as origens. Visitar as famílias em suas cidades natais e gastar um tempo juntos, normalmente é a casa do parente mais velho. Comer comidas tipicamente tradicionais, naquele estilo das vovós, ou seja, comidas deliciosas e em grande quantidade. Além de vestirem a tradicional vestimenta do país, o Hanbok, e tirarem um tempo para mostrar respeito por entes que já se foram. Como isso é mais que uma celebração, há uma serie de deveres que eles precisam cumprir.



1-Charye
È feito na manhã do dia do Chuseok, onde os membros das famílias se reúnem para realizar a cerimonia memorial, chamado charye ( que significa em honra dos ancestrais). Uma mesa com comidas como arroz,  frutas, sopas e vegetais, soju, peixes, carnes e songpyeon (bolos de arroz) é organizada ,de modo que, cada tipo de comida fique em um lado especifico e certo.

2-Seongmyo e Beolcho
Após o termino do Charye os familiares vão visitar os túmulos dos ancestrais. Isso é chamado de seongmyo, nessa época o trânsito fica totalmente congestionado com muitas pessoas indo para a visitação. E eles vão especificamente para cumprir o Beolcho, outra forma de mostrar o respeito pelos ancestrais. Os familiares limpam e tiram toda a grama que cresceu durante o verão em volta dos túmulos.

Depois da sensação de dever cumprido os coreanos também celebram com jogos como, por exemplo o Ssireum, Ganggangsullae e arco e flecha, além de outros jogos dependendo da região. Em algumas vilas as pessoas se vestem de tartaruga ou vaca e passam de casa em casa com Nongak, banda tocando músicas.


Ssireum
È um tipo de luta mas sem violência. Onde os oponentes cara a cara no meio de um ringe feito de areia, tentam derrubar um ou outro usando força e habilidades. Quem ganha, continua ao longo de um torneio. O último que permanecer de pé é declarado o grande vencedor. Podendo levar para casa prêmios como algodão, arroz ou um bezerro. Provavelmente só homens jogam.




Ganggangsullae
È uma especie de dança. Onde as mulheres vestem o Hanbok, dão as mão para formar um circulo e cantam canções durante a noite quando a lua cheia e brilhante aparece. Há diversas histórias sobre a origem. Uma mais conhecida diz que a data da dança volta a dinastia Joseon(1392-1910) quando o exército coreano vestiu mulheres jovens da vila com os uniformes militares e fizeram um circulo em volta de uma montanha para mostrar ao oponente, como se existisse um numero maior de integrantes no exercito coreano. Com essa tática os coreanos tiveram muitas vitórias.


Chuseokbim
bim se refere quando as pessoas vestem a roupa e os acessórios tradicionalmente coreanos. 



A comida, melhor parte do feriado. Vamos falar um pouquinho do Songpyeon. Essa belezura aqui em cima. São uma especie de bolinhos de arroz e não pode faltar no chuseok. Feitos com farinha de arroz para serem amassados e moldados, em seguida enchidos de sementes, feijão, castanhas e outros ingredientes nutritivos. Quando prontos, são mergulhados no vapor com agulhas de pinheiro para adicionar fragrância de pinho. Toda a familia se reúne para preparar o famoso prato. Uma lenda diz que quando alguém faz um lindo songpyeon e de tamanho certo, significa que irá encontrar um cônjuge ou dar a luz um bebe lindo. Os solteiros tentam o seu melhor.
Além do songpyeon, também é feito o hangwa, um tipo de confeitaria tradicional. E outros pratos mais comuns como o japchae, bulgogi e muitas frutas.

A coréia do norte também tem o chuseok, devido a tradição ter começado bem antes da divisão. Mas infelizmente o costume foi se perdendo ao longo dos anos e não comemoram desde 1980. Devido a situação precária e a pouca infra estrutura do país é quase impossível visitar os túmulos nessa data. Enquanto isso a elite comemora do jeito e como quiser.


Que os coreanos e vocês knnects, tenham um Feliz Chuseok !








Posts relacionados

Nenhum comentário: