Yut Nori 윷놀이? Já jogou?

/
0 Comments
Credito imagem: modernseoul


Olá Knnects ! Como estão?

Eu sei, eu sei. Demorei pra postar de novo. Aliás esse post já estava quase terminado mas não consegui postar antes. Mas é tudo culpa do tempo, acho que eu preciso de mais 2 horas no meu relógio pra fazer tudo o que eu quero no dia e na semana hahaha. Até minhas manhãs de sábado não me pertencem mais. Tudo bem! É por uma ótima causa.
Lembram das aulas de coreano que falei no último post? Sim, é por isso. Aconteceu um encontro há algum tempo com todas as turmas. Iniciante, intermediário e avançado. Uma pena que só foram alguns das outras turmas. Tem asiáticos(boys) nas mais avançadas. *0* haha Mas não foi dessa vez ¬¬ (acho que é o medo de ser sequestrado :p).

Foi um encontro bem legal e descontraído e aprendemos a jogar o Yut Nori. Já ouviu falar? Já jogou? Não?
Tudo bem eu também não tinha jogado ainda e gostei bastante. Vou falar um pouquinho dele aqui. E acho que vocês vão se interessar.

O Yut Nori (윷놀이é um jogo de tabuleiro tradicional da Coréia, muito popular. Jogado na maioria das vezes durante o Ano Novo. Acho muito interessante como eles preservam a sua cultura. E o jogo é uma delas. Sua origem, no entanto, ainda é incerta, mas alguns estudos apontam que ele era jogado na época dos Três Reinos (57 a.C) sendo muito parecido com o Pachisi, um jogo originado da índia.
A simbologia dos animais em relação aos números, tem uma explicação criada popularmente. Fala que alguns aldeões, certo dia, fizeram uma aposta onde incluíram animais. O porco, cão, ovelha, vaca e um cavalo. Onde cada aldeão colocou um animal. Até que faz sentido

Mas vamos as regrinhas

O objetivo do jogo é fazer com que as 4 fichas cheguem até o ponto de inicio (chamado de casa) novamente. São 8 fichas no total, 4 fichas pra cada pessoa ou grupo. Mas no dia do curso foram quatro grupos jogando com 4 fichas. 16 fichas no total. Então não tem problema. Importante é cada pessoa ou grupo ter 4 fichas. Cada kit de fichas tinha sua cor, pra ninguém se confundir.


Credito imagem: modernseoul

Para andar com uma pedra é necessário jogar os Yuts, que são essas madeirinhas das fotos. Que podem cair com números de 1 ao 5. Cada numero é representado por um animal. Jogue os Yuts!!!

Credito imagem: modernseoul

Se apenas um yut com a face lisa cair pra cima, você tirou 1. Chamam de DO (도) Representado pelo porco. Ande uma casa.

Credito imagem: modernseoul

Se apenas dois Yuts com a face lisa cair pra cima, você tirou 2. Chamam de GE (). Representado pelo cachorro. Ande duas casas.

Credito imagem: modernseoul

Se apenas três Yuts com a face lisa cair pra cima, você tirou 3. Chamam de Geol (). Representado pela ovelha. Ande três casas.

Credito imagem: modernseoul

Se todos os Yuts caírem com a face lisa pra cima, você tirou 4. Chamam de YUT (). Representado pela vaca.

Credito imagem: modernseoul

Se todos os Yuts caírem com a face lisa virada pra baixo, mostrando os desenhos pra cima, você tirou 5. Chamam de MO (). Representado pelo cavalo.

.Caso tirem esses dois últimos exemplos YUT ou MO, ganha outra chance de jogar os yuts, e se cair outra vez YUT ou MO você também tem outra chance de jogar os yuts. Não tem limites de lances se continuar tirando essa pontuação.
Outra vantagem é escolher se usa essa pontuação separadamente ou não.

Por exemplo:
Suponha que seja o começo do jogo e saia dois YUTS seguidos e um DO. Depois de sair tudo, temos varias estrategias de como usar essa pontuação.
1-Coloque uma ficha na (casa) ande (YUT) 4 casas, continue com a mesma ficha e ande ( DO) 1 casa. Caindo na Praça do canto onde pode pegar um atalho e depois use a pontuação do segundo (YUT) e ande 4 casas. Isso tudo com a mesma ficha. Ou seja, posso escolher a ordem da pontuação que eu tirei. Nesse caso apareceu a possibilidade de pegar um atalho.
2-Coloque uma ficha na (casa) e ande (YUT) 4 casas, coloque outra ficha e use o (YUT) ande 4 casas. Isso irá deixar as duas fichas na mesma casa, agora elas podem ser movidas juntas. Ande (DO) 1 casa com as duas fichas. A estratégia foi dividir a pontuação para cada ficha, usando uma regra do jogo para as duas se juntarem.
3-Coloque uma ficha na (casa) ande (YUT) 4 casas, continue com a mesma ficha e ande (YUT) 4 casas, com a mesma ficha ande (DO) 1 casa. Nesse caso foi usado a ordem da pontuação. Nada de anormal. Isso ira fazer você pegar o caminho mais longo. Mas se a intenção é fugir do adversário então está Ok.

.Se você parou na mesma casa onde seu oponente está, ele é obrigado a voltar a ficha para o inicio, e você pode lançar os yuts de novo.
.Se você parou na mesma casa onde uma das suas fichas está, elas podem andar juntas. Mas se por algum acaso você tiver q voltar para o inicio, as duas vão voltar juntas também. Trágico!
.Se estiver na sua vez você pode adicionar outra ficha para movimentar ou continuar movimentando a que já está no tabuleiro.
.Você pode pegar atalhos se parar em uma das praças de canto, escolher virar ou continuar reto. O que sua estratégia pedir.


Possibilidades de andar no tabuleiro

Ufa! Como podem perceber é um jogo de sorte e estratégias um pouquinho complexo. Eu tentei juntar o máximo de informações sobre ele pra explicar direitinho. Espero que vocês tenham gostado e que tentem jogar. Usem a prática pra entenderem melhor.
Antes que perguntem, eu acho que ele deve ser vendido em sites internacionais. Mas ele pode ser feito imprimindo ou desenhando no papel o tabuleiro, os Yuts podem ser o palitos de picolé e as fichas, qualquer coisa que quiser. Vai da sua imaginação. Tem varias ideias legais na internet pra se inspirar. Não é uma Brastemp mas vale. rs

Até o próximo post e desejo muitos YUTs e MOs pra vocês!



Posts relacionados

Nenhum comentário: